Sejam bem - vindos ao nosso cantinho


Que legal!


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

domingo, 10 de fevereiro de 2013

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME ‘CORAÇÃO DE TINTA”

1º)De acordo com Platão e Fiorin,existem 3 níveis de leitura para se entender um texto.
·         Leitura superficial, intermediária e profunda. Identifique-os no filme supracitado.

a)Leitura Superficial
  Quando no início do filme o roteiro é explanado discursivamente para obtenção de uma visão  geral  do filme de forma não aprofundada.
b)Leitura Intermediária
  Quando “dedo empoeirado” conflita com  sua própria personalidade entre ser e não ser egoísta e luta para retornar ao lar e reconstruir seus valores.

c)Leitura Profunda
  É o nível aprofundado da leitura são mencionados os detalhes, características dos personagens, a relação de cenas medievais e a vida moderna, realidade e ficção  na qual mantém o espectador “tenso,encantado” até a resolução de todos os problemas.
2º) Diante do conhecimento adquirido em sala de aula sobre o ato de ler,explique porque o personagem do filme Coração de tinta é chamado de língua encantada?
  Porque tinha o dom de tirar personagens dos livros que lia em voz alta.
 De acordo com o aprendido em sala de aula verifica-se que ler vai além de uma simples decodificação,é transformar uma mensagem escrita numa mensagem sonora,é compreender o conteúdo da mensagem escrita,é ser capaz de julgá-lo e de apreciar seu valor.

             3º)Sabendo que a leitura do mundo precede a leitura da palavra,que conhecimento de mundo você tiraria do filme para a sua prática pedagógica?
ü  É a partir da leitura de mundo que podemos compreender a realidade em que estamos inseridos e chegar a importantes conclusões sobre o mundo e aspectos que o compõe,para ler ou contar histórias devemos interpretá-las com arte, devemos vivê-las, procurar encantar a imaginação até mesmo com artifício da oralidade fazendo com que tudo tenha vida,significado,emoção e prazer.

            4º)  (A palavra escrita é muito poderosa) palavras proferidas pelo pai para filha á beira do lago:Que poder essa palavra tem no filme?
  O poder de se tornar realidade quando falada e interpretada por um leitor.
 “As palavras são portas e janelas. Se debruçamos e reparamos nos inscrevemos na paisagem se destrancamos as portas, o enredo do universo nos visita Ler é somar-se ao mundo, é iluminar-se com a claridade do já decifrado.”

           5º) Porque a tia avó diz a menina que “livros são uma aventura”?
  Por que quando lemos viajamos sem sair do lugar com a possibilidade de compartilhar-mos aventuras, sonhos, romances, guerras, espionagem, mistério, terror e mais um mundo de ficções intermináveis, pois quando abrimos um livro vislumbramos um horizonte que vai além de um ponto final.

         6º) Em todas as faixas etárias de leitura, para cada leitor a “leitura é um mistério”que mistério é esse retratado no filme?
  A habilidade de tornarmos a leitura uma verdadeira viagem pois toda interpretação dar -se- á de acordo com a competência de cada um,  leitura de mundo, relações vividas e experiências adquiridas pois o ato de ler é trazer todo o enredo à presença do ouvinte e fazer com que ele se incorpore à trama da história.


7º)Tereza a mãe entra no livro(Coração De Tinta) e fica muda.O pai diz que “A leitura dá Azas a imaginação.”para você o que significa isso no contexto da textualidade do texto?
  A leitura dá asas a imaginação pois quando lemos entramos em outros lugares sentimos sentimentos que o autor descreve a imaginação supera  qualquer produção cinematográfica ou seja criamos imaginações como se estivessemos dentro das histórias, o poder que a leitura tem é indescritível e os resultados inquestionáveis.

8) Faça um paralelo da leitura que você conhece para a leitura do texto do filme.
·         Que importância ela tem como estudante de pedagogia e futuro educador?
  A leitura é a ponte que conduz ao conhecimento. O hábito de ler é fundamental para que as pessoas possam desenvolver a capacidade de pensar, refletir e argumentar. Quem não lê, não desenvolve idéias e conseqüentemente não consegue se comunicar com os outros. Ler, portanto é um ato de libertação porém  a leitura de mundo  vivenciada hoje é que o  
bom e velho livro foi deixado de lado, com o avanço da tecnologia, os estudantes, em sua grande maioria, lêem por obrigações acadêmicas e não pelo prazer de obter conhecimentos, enriquecer o vocabulário, ter idéias etc.
       É comum ouvir “eu prefiro ver o filme, que saberei em duas horas o que se passa em toda obra”como estudante de pedagogia aprendi que tudo isso não passa de  ilusão, pois a leitura, para quem a pratica, consegue colher os seus enormes benefícios e isso não tem preço. A partir daí como futura educadora deverei estimular o hábito de ler pois é um estímulo importantíssimo e deve se fazer presente diariamente em nossas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário